Contando com a participação de seu presidente honorário, Ernesto Chinkes, e de uma qualificada equipe de palestrantes, a Conferência TICAL2020 e o 4º Encontro Latinoamericano de e-Ciência chegaram, nesta quarta-feira, a seu terceiro dia de atividades, com a discussão em torno da transformação digital da universidade inteligente e do papel das universidades na chamada “Economia Digital”. Os eventos acontecem online desde segunda-feira, 31 de agosto, em https://tical2020.redclara.net.
Além de Chinkes, que atuou como moderador, formaram a "mesa de discussões", os especialistas Carlos Seaton (Especialista em Inovação Digital e professor da Universidade Simón Bolívar), Licia Florio (Gerente de Confiança e Identidade do GEÁNT), Enrique Iglesias (Especialista em Telecomunicações do Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Juan Pablo Carvallo (CEO da rede acadêmica equatoriana, CEDIA).
De acordo com Seaton, as universidades devem discutir profundamente a questão da transformação digital. “As tecnologias nos dizem há muito tempo: é hora de produzir mudanças profundas na forma como aprendemos e ensinamos”, alertou. Para Juan Pablo Carvallo, porém, o desafio não é apenas usar as tecnologias, mas fazê-lo com eficácia . "A inovação é mais do que criar artefatos modernos; é ter ideias que ajudem a melhorar a vida das pessoas ”, explicou. Carvallo e Licia Florio apresentaram os esforços de suas redes (CEDIA e GEÁNT, respectivamente) em termos de transformação digital das universidades.
Na opinião de Florio “para fortalecer a inovação as redes de P&E devem ser capazes de atrair e reter jovens talentos”, enquanto para Juan Pablo Carvallo e Carlos Seaton, a grande necessidade neste novo tempo é a formação de pessoal treinados para lidar com esta nova educação “híbrida”. “Felizmente, na América Latina, existem RedCLARA e suas redes membro, que são a infraestrutura de exploração, experimentação e desenvolvimento ideal para uma rede de universidades inteligentes”, concluiu Seaton.
A plenária foi encerrada com a participação de Oscar Robles, CEO do Lacnic, que fez uma palestra sobre o papel das universidades na economia digital. A gravação de toda a sessão estará disponível no canal de RedCLARA no YouTube após o encerramento da Conferência*.
O dia continua com o programa publicado aqui abaixo, também disponível em https://tical2020.redclara.net. As inscrições ainda estão abertas e gratuitas. Cadastre-se e participe.
Quarta-feira, 2 de setembro
Sessão Paralela TICAL | Transformando la experiencia de aprendizaje del estudiante
- Nuevos modelos de movilidad virtual apoyados en el uso de TIC: El Espacio de Movilidad Virtual en Educación Superior – eMOVIES
- Plataforma Digital de Emprendimiento de Base Tecnológica (EBT) para los estudiantes de ingeniería: Caso UNICATÓLICA
- Experiencias de inclusión digital en la Universidad de Guadalajara: elementos para la agenda de TIC de las universidades de América Latina
Sessão Paralela e-Ciência | Tecnologías disruptivas en la Universidad
- Tele-espacios activos, espacio para la creación e investigación telemática en las artes y el diseño
- Plataformas de Internet de las Cosas Robóticas para la investigación y la docencia
Workshops
- CISCO: Developing Applications on Network Infrastructure using DevNet
- Sesiones sobre Seguridad Informática
- Seguridad en redes académicas en el contexto de la pandemia
- Panel: CSIRT de Alcance Nacional
- Innovación Abierta (CEDIA)
A Conferência TICAL2020 e o 4º Encontro Latinoamericano de e-Ciência são organizados pela RedCLARA e pelo Projeto BELLA, com o apoio das redes nacionais de pesquisa e educação da América Latina e o patrocínio de Google, Bedu.Tech, Amazon Web Services, CloudHesive Latam , Commscope, LACNIC, Internet Society e Cirrus Identity.
* As sessões plenárias dos dois primeiros dias do evento já estão disponíveis em nosso canal no YouTube: RedCLARA-TV.