A discussão sobre a importância das inteligências "artificiais e naturais" para o desenvolvimento das universidades inteligentes e a assinatura do acordo para a criação da Rede Universitária de Telemedicina da América Latina (RUTE-AL) foram os destaques do segundo dia de atividades da Conferência TICAL2020 e do 4º Encontro Latinoamericano de e-Ciência, que estão sendo realizados online desde a segunda-feira, 31 de agosto, até a próxima quinta-feira, 3 de setembro.
Após um dia de abertura bem sucedido, o programa dos eventos recomeçou às 14:00 GMT, com a plenária “Inteligência Artificial em Apoio à Universidade Inteligente”. O painel contou com a participação de Mateo Valero (Diretor do Barcelona Supercomputing Centre, Espanha), Jim Ghadbane (CEO da rede acadêmica canadense, CANARIE), Bill Barth (Diretor de Future Technologies do Texas Advanced Computing Centre) e Guilherme Travassos (Chefe do Programa de Engenharia de Computação e Sistemas - Coppe UFRJ). Em uma dinâmica de perguntas e respostas, e moderados pelo CEO da RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas, os palestrantes discutiram o assunto sob diferentes perspectivas, como HPC, Dados e o trabalho das redes avançadas.
Segundo Guilherme Travassos, existem muitas boas ideias na área de IA que podem potencializar o desenvolvimento de universidades inteligentes. No entanto, o desafio é encontrar pessoas capazes de explorar o potencial dessas mesmas ideias. “A inteligência artificial é a chave para a universidade inteligente, não há dúvida. Mas também não existe 'bala de prata'. Nosso impacto será proporcional à nossa inteligência natural”, explicou. Outros tópicos abordados durante a conversa foram o uso da IA no combate à pandemia do COVID-19 e a importância da colaboração entre a Europa e a América Latina nas atividades de pesquisa. “A Europa precisa da América Latina”, sentenciou Mateo Valero. A gravação da plenária, que foi inteiramente conduzida em inglês, estará disponível no canal da RedCLARA no YouTube após o encerramento da Conferência, com tradução para espanhol e português*.
Após o painel, representantes das redes avançadas do México (Carlos Casasús), Colômbia (Rafael Rodríguez Maldonado), Chile (Paola Arellano) e Equador (Juan Pablo Carvallo) se juntaram a Luis Eliécer Cadenas e Luiz Ary Messina (Diretor da Rede Universitária da Telemedicina do Brasil - RUTE), na assinatura do acordo que cria oficialmente a Rede Universitaria de Telemedicina de América Latina (RUTE-AL). O acordo foi muito comemorado por todos os presentes. “Uma das vantagens de pertencer à Rede Universitária de Telemedicina é a ampliação das redes de cobertura, o que sem dúvida proporciona mais oportunidades para o sistema de saúde e para os pacientes. Além disso, a RUTE-AL nos permite ter um ecossistema colaborativo: profissionais de saúde de universidades e clínicas poderão compartilhar conhecimentos e experiências na região”, celebrou Rafael Rodríguez Maldonado. Todas as informações sobre a nova rede já estão disponíveis no site da RedCLARA, em http://bit.ly/RUTE-AL
O dia continuou com grande participação nos estandes virtuais, sessões paralelas e workshops. O programa de TICAL2020 e do 4º Encontro e-Ciência está disponível em https://tical2020.redclara.net e as inscrições continuam abertas e gratuitas. Cadastre-se e participe.
A Conferência TICAL2020 e o 4º Encontro Latino-Americano de e-Ciência são organizados pela RedCLARA e o Projeto BELLA, com o apoio das redes nacionais de pesquisa e educação da América Latina e o patrocínio de Google, Bedu.Tech, Amazon Web Services, CloudHesive Latam, Commscope, LACNIC, Internet Society e Cirrus Identity.
* Todas as sessões plenárias e paralelas serão publicadas em breve em RedCLARA-TV, no YouTube.